Fazer uma newsletter digital mensal deverá ser fácil, certo? Deverá, mas nem sempre é…

Uma série de perguntas vêm logo à cabeça:

  • O que é que a minha comunidade quer saber?
  • O que é que lhes posso dizer, que os faça abrir o email e ler?
  • Que tipo de newsletter quero enviar mensalmente?
  • Vou enviar o mesmo formato todos os meses?
  • Vou enviar os posts que faço no meu blog?
  • Vou alterar o formato mensalmente e enviar sempre algo diferente?

Muitas mais perguntas o vão assustar, mas na realidade apenas uma é essencial: O que é necessário para ter uma newsletter digital mensal de sucesso?

Vai encontrar a resposta nestes 4 passos! Siga-os e as suas newsletters serão perfeitas.

1) Planear: vai necessitar de planear os temas, o formato do email e quando vai enviar.

2) Conteúdo: vai necessitar de recolher artigos e notícias e estudar qual a ordem pela qual quer que apareçam na newsletter.

3) Envio: programar o envio da newsletter

4) Analisar: 1 mês depois do envio deverá analisar as estatísticas do envio. O que poderá fazer para que tenha mais aberturas? Como é que pode ter mais clicks?

Passo 1 – Planear

Temas

Escreva acerca de temas que levem os objetivos do seu negócio a serem concretizados.

O ponto aqui é olhar para o que é que quer atingir, onde é que quer estar e fazer o caminho inverso, ou seja, o que é que tem de fazer hoje para alcançar os objetivos amanhã.

Algumas perguntas que deverá fazer a si próprio quando está a criar os temas para a sua newsletter:

  • Qual é o objetivo mensal do seu negócio?
  • Com esse objetivo na cabeça, o que é necessário fazer para atingir esse mesmo objetivo?
  • Quanto é que precisa de vender este mês para conseguir atingir o objetivo?
  • O que é que os seus clientes querem saber relativamente ao seu negócio, que o ajude a cumprir o objetivo?

Dica #1

Escreva sobre temas que informem os seus clientes, para que os possa educar acerca dos seus produtos e serviços, o que, a seu tempo, os levará a tomar decisões de compra informadas que os levarão a si e à tão desejada venda.

Dica #2

Misturar objetivos do seu negócio e temas sazonais podem ter bastante efeito, especialmente se forem temas como BlackFriday, novo ano (nova casa), etc.

Dica #3

Use notícias relacionadas com a sua indústria. Responda antecipadamente a perguntas que sabem que a sua comunidade lhe vai perguntar.

Dica #4

Use os ciclos do seu negócio. As vendas são normalmente mais calmas no verão e aumentam no final do ano? Utilize a sua newsletter digital para aumentar o seu fluxo de negócio nos períodos mais calmos. Promova fortemente os seus produtos de forma a aumentar os ciclos naturalmente mais lentos.

Formato do Email

Poderá formatar a sua comunicação como quiser, no entanto, existem alguns tipos de formato standard que poderá adotar:

  • Notícias: mantenha a sua comunidade ao corrente das notícias da sua zona e área de negócio. Este tipo de emails é usualmente bastante longo, com texto e algumas fotos, com links para as respetivas notícias.
  • Vendas: grandes imagens, pequenas descrições, botões de “Compre já” e links para carrinhos de compras são o formato típico deste tipo de emails
  • Informativo: bastante mais pequeno que os restantes tipos, consiste usualmente num parágrafo de texto, apresentando algum tipo de informação que acha que é relevante para a sua comunidade.
  • Carta: é o formato de uma carta, que normalmente necessita de uma resposta por parte do destinatário. É íntima e pessoal e normalmente inclui o nome do destinatário no assunto.
  • Post do Blog: enviar por email o post que fez no seu blog é normalmente um sistema automático e que não necessita de muito trabalho. Cria o template e será sempre igual.
  • Texto: sem imagens, com texto corrido, sem links. É mais feio que os outros tipos, mas tem a vantagem de passar mais facilmente por entre os filtros de SPAM de grandes empresas, chegando assim a mais pessoas.

Depois de saber os formatos que existem, tem de decidir qual é o melhor para a sua comunidade.

Saiba que o conteúdo no topo da newsletter é o mais lido e que o número de leitores vai diminuindo ao longo da mesma. Coloque informações que sejam mais importantes para o sucesso do seu negócio sempre no topo. Por exemplo uma venda ou um evento em que participou.

Assuntos divertidos e mais excitantes podem ser colocados no final, para encorajar os leitores a percorrer a comunicação até ao fim. Jogos, passatempos, resultados de quem ganhou prémios são exemplos perfeitos de assuntos que poderá colocar no final, pois a curiosidade de saber quem ganhou levará a sua comunidade a percorrer toda a newsletter.

Utilize texto suficientemente grande para permitir que os seus leitores leiam a newsletter nos telemóveis e em situações de pouca luz.

Verifique que o contraste entre o fundo e as letras favorece a leitura.

Dia e hora do envio

Escolher o dia e hora do envio é um ato essencial para o sucesso do seu envio.

Se os seus clientes são também negócios/empresas/empresários envie sempre às terças, quartas e quintas. Ou logo de manhã ou imediatamente depois do almoço. Usualmente as pessoas navegam pela sua caixa de emails depois do almoço, como forma de recomeçar o trabalho de uma forma mais suave…

Se por outro lado os seus clientes são típicos consumidores individuais, então a latitude de envio aumenta. Tem de pensar quais as horas em que a sua comunidade está mais livre para ver os emails. Evite sempre enviar na segunda de manhã, pois existe a tendência de limpar a caixa o mais possível, de forma a poderem gerir a semana de uma maneira melhor.

Passo 2 – Conteúdo

Escreveu um bom artigo no seu blog? Então porque espera para o incluir na sua comunicação? A sua comunidade quer ouvir o que tem a dizer, essa é a razão principal porque subscreveram a SUA newsletter. A sua comunicação mensal deverá ter sempre um pouco de si. Os leitores necessitam de sentir que está a falar para eles e com isso de percecionar o seu nível de conhecimento do negócio.

Inclua artigos que ache interessantes serem partilhados. Mas não coloque apenas um link para o mesmo e espera que leiam. Explique por que razão é que acha que é importante para a comunidade o ler. Faça um pequeno comentário, com aspetos positivos e negativos sobre o artigo. Assim, a comunidade vai perceber um pouco do seu ponto de vista e conhecimentos do assunto, mesmo que não tenha sido você a escrever o artigo.

As notícias relacionadas com a sua atividade são obrigatórias. Escreva sobre assuntos que estão a acontecer no seu negócio, ou na sua indústria. Inclua links para comunicados oficiais ou notícias sobre o assunto.

Outro tipo de conteúdos que gera normalmente bastante interação, são os temas de “Como Fazer”. Automaticamente está a mostrar o seu conhecimento no tema assim como a sua personalidade. É um facto muito importante para que decidam trabalhar consigo.

Descontos? Baixas de Preço? Saldos? Porque ninguém resiste a uma pechincha, não há como enganar quando coloca produtos com desconto na sua newsletter digital mensal.

Produtos novos, que acabaram de chegar são também um ótimo chamariz. Se colocar um link para um vídeo seu a fazer uma apresentação do produto que acabou de chegar, terá então muito mais sucesso.

Se tiver um evento onde as pessoas o/a podem conhecer, não deixe de o apresentar na sua newsletter. Não interessa se é ao vivo, via webinar, podcast ou vídeo ao vivo, o importante é convidar a sua comunidade a aparecer e a conhecer um pouco mais de si e do seu trabalho.

Recebeu um ótimo testemunho de um cliente? Do que está à espera? Coloque hoje mesmo esse testemunho na sua comunicação mensal. As recomendações são excelentes forma de influenciar a sua comunidade.

Passo 3 – Envio

Se já pensou na melhor data para enviar a newsletter e já colocou todo o conteúdo que acha que é relevante para a sua comunidade, nada mais tem de fazer que agendar o envio!

Passo 4 – Analisar

Este é um passo muito importante, mas que muitas pessoas acabam por não o fazer.

Eis 5 métricas que deverão ser analisadas 1 mês depois do envio da newsletter:

  • Taxa de entrega: se a taxa de entrega é baixa, tem de verificar qual o estado do seu IP na web. Por alguma razão, alguns servidores podem estar a bloquear o seu IP, impedindo que as newsletters cheguem aos destinatários. Se estiver tudo bem, fale com o seu serviço de envio para verificar o porquê da baixa taxa de entrega.
  • Taxa de abertura: verifique aqui a média da taxa de abertura do seu sector. Use este valor como indicador de como é que estão a evoluir os seus envios.
  • Clicks: analise onde é que os clicks aconteceram e que assuntos os despoletaram.
  • Bounces: são emails que não puderam ser entregues. Verifique se existem erros nos endereços para que os possa corrigir para o próximo envio.
  • Cancelamentos: este dado é importante para perceber se o formato da sua newsletter agradou à sua comunidade, ou se pelo contrário, fez com que cancelassem a subscrição.

Agora que já tem todos os dados para fazer a sua newsletter, está nas suas mãos construir esta importante ferramenta de contacto com a sua comunidade, para que com isso melhore os resultados do seu negócio.

Caso tenha alguma questão acerca deste assunto, ou queira fazer algum comentário sobre o post, poderá fazê-lo diretamente na área de comentários.